Maio 03 2010

A lista A, alternativa à actual direcção do PS no concelho de Vila Franca de Xira, subiu muito significativamente a sua votação. Há dois anos a mesma lista tinha eleito (já então de forma surpreendente, dado o peso da concorrência) apenas 15 membros da CPC, contra 30 da lista B. Agora a relação foi de 20 para 25.

O meu sobrinho Luís Capucha Pereira, em cometário neste blog, diz que isso pouco significa, porque a ruptura dentro do PS é impossível. Eu concordo com ele num ponto: num partido reformista as clivagens ideológicas dificilmente serão radicais. Mas para produzir a mudança há que contar tanto com a ideologia como com a leitura correcta das possibilidades de a fazer acontecer. Como diria Marx, o importante não é contemplar a realidade e tecer sobre ela grandes considerações ideológicas mais ou menos dogmáticas, por exemplo, sobre o que é ser de esquerda.  Geralmente, as teorias do tudo ou nada levam ao nada. Ou ao menos nada. Nada menos do que esquecer o que significa ser de esquerda: trabalhar no sentido de uma maior justiça social, de um melhor equilíbrio ambiental, de uma economia mais produtiva e mais responsável.

Não sou perfeito nem o são os outros membros da lista A. Também não diabolizo os da lista B. Apenas condeno o modo como se instalaram no poder e como o exercem a favor de interesses que não têm produzido bons resultados para o concelho de Vila Franca de Xira. E concluo a partir dos resultados das eleições que ainda há espaço para, trabalhando bem, fazer no PS aquilo que deve ser feito: levar o partido a ser o motor das reformas a favor de um concelho mais desenvolvido, equilibrado e sustentável. Muita gente percebeu que a alternativa hoje está mais clara: ou o PS muda para poder representar os interesses da população, ou o risco da direita ganhar as próximas eleições é muito grande.

publicado por cafe-vila-franca às 20:13

No Café Vila Franca, como nos cafés da trilogia de Álvaro Guerra, os personagens descrevem, interpretam e debatem a pequena história quotidiana da sua terra e, com visão própria, o curso da grande história de todo o mundo.
mais sobre mim
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14

16
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


pesquisar
 
blogs SAPO