Junho 04 2015

Sei que é um lugar comum um pouco pretencioso, mas como muitos outros não consigo deixar de dizer que o país e cada um de nós deveria estar a discutir não a dança de treinadores entre o Glorioso SLB e o seu vizinho Sporting, mas antes as coisas que interessam ao nosso futuro coletivo, o que realmente importa: como conseguir ao mesmo tempo correr com este governo e assegurar que o próximo segue uma política que beneficie os cidadãos e não os interesses financeiros.

Depois, sendo o desporto em geral, e o futebol em particular, um fenómeno social de inegável importância, então o que se deveria discutir e comemorar seriam os jogos, as jogadas, as táticas, as equipas, os títulos e os atletas, e não os protagonistas indecentes que são os dirigentes.

E se mesmo assim quisermos discutir as negociatas no futebol, então o que deveria chamar a nossa atenção é o que se prepara na FIFA: a substituição da matilha que reinava por outra que se prepara para reinar sob a batuta do tenebroso Platini.

Mas não há volta a dar. O futebol é paixão e, quando o tema é o Benfica, não há nada a fazer: não conseguimos conter o que nos vai na alma. Sobre esta trapalhada da contratação do Jorge Jesus (JJ) pelo SCP tenho a dizer que:

1. O JJ é um "futeboleiro" sem classe que não vale, como treinador, um caracol. Saiu-lhe a sorte grande de ingressar no Benfica e ficar apenas por teimosia do Presidente.

2. O Benfica ganhou alguns títulos (principalmente taças da liga, uma taça de Portugal e três campeonatos) porque dispôs de grandes equipas, nas quais vejo a mão (apesar de alguns boicotes), desse grande dirigente benfiquista (em tosdos os sentidos) chamado Rui Costa. Passaram e/ou estão lá jogadores como Júlio César, Luisão, Jardel, Maxi Pereira, André Almeida, Gaitán, Sálvio, Lima, Pizzi, Jonas, Garay, Pablo Aimar, Saviola, Xavi Garcia, Matic, Fábio Coentrão, David Luís, Ramires, Witsel, Enzo Peres, Di Maria, Oscar Cardozo, entre muitos outros.

3. Apesar disso o JJ conseguiu a proeza de perder dois campeonatos quando se encontrava com uma vantagem que colocaria o mais inapto no topo da classificação final; uma final de taça para o Vitória de Guimarães, uma meia-final da Liga Europa para o Braga e duas finais da mesma liga contra equipas que mostraram, no terreno, ser inferiores à nossa. Para além da modestissima presença na Liga dos Campeões, o espaço a que naturalmente pertencemos, mas pelo qual também temos de lutar. A incapacidade de ousar ganhar do treinador parece que transmitia à equipa uma ansiedade que a impediu, inúmeras vezes, de atingir o que estava ao seu alcance. Há quem veja o que ele ganhou, mas eu vejo também o que ele incrivelmente perdeu, e faço um balanço muito negativo do desempenho do homem.

4. Não foram só jogos decisivos e títulos o que JJ desperdiçou. Também deitou fora um conjunto de jovens que, com a devida oportunidade, seriam hoje, provavelmente, a base da equipa e da sua renovação. Falo de Cancelo, André Gomes, Bernardo Silva, Ivan Cavaleiro, Rui Fonte, Danilo (que desgosto me daria vê-lo no Porto...), Nelson Oliveira, etc. Mas esses não eram representados por grandes empresários e o dinheiro de eventuais transferências iria todo para os cofres do clube, e não, como muitos suspeitam, para comissões e luvas... A formação do Benfica desde os tempos do Chalana não produzia tanta qualidade em quantidade, mas a Jesus só interessam as negociatas com transferências de estrangeiros.

5. Agora JJ entra num clube dirigido por um lunático e a sua incapacidade vai saltar à vista, como aconteceu com Scolari, que foi campeão do mundo com "aquela" equipa do Brasil e que com a seleção nacional perdeu um Campeonato da Europa em Portugal e um campeonato do mundo em que éramos a melhor seleção. Contra a opinião geral, sempre disse que ele não servia, e a sua trajetória veio mostrar isso mesmo.

6. Mas o JJ vai para o SCP pelo dinheiro todo de que se fala apenas porque esse histórico do nosso futebol é agora dirigido por um tonto que se entretem a interferir no trabalho do treinador, a criticar a equipa e a desmoralizá-la? Não. Ele vai porque um certo senhor angolano que todos conhecemos do caso BES e outros sócios da Guiné Equatorial, injetaram dinheiro na SAD. É fácil adivinhar as intenções: com estes poucos milhões poderão mascarar sabe-se quantas jogadas "limpinhas" (ou de "limpeza") de muitos biliões, que irão parar às suas contas muito sujas. Com o JJ o SCP, assim dirigido, vai ganhar? Não. Há uma diferença entre o Pinto da Costa e, em parte, o Luís Filipe Vieira, e estes investidores mais o seu fantoche-Presidente. Os primeiros, que de santos não têm nada, ligam o seu sucesso pessoal ao sucesso do clube. Estes investidores só conhecem a cor do dinheiro e quanto mais trocos tiverem de "investir" para conseguir as vitórias que vão fugir, mais a máquina da lavagem vai funcionar. Digam adeus, sportinguistas, a coisas de que se podiam orgulhar, como a academia de Alcochete e os ídolos que de lá saíram. Não colam com o estilo do novo treinador.

7. Quanto ao Benfica, creio que a estrutura se vai manter e se o próximo treinador for competente (espero que seja o Rui Vitória, o meu preferido há muitos anos, como sabem todos os meus amigos) e se trabalhar para acrescentar Glória ao Glorioso e não apenas euros à sua conta e ar à sua basófia (que foi o principal atributo do JJ no Benfica), vêm aí muitas mais conquistas e um longo período de grandeza em Portugal e em todo o mundo.

publicado por cafe-vila-franca às 19:17

Esta história do JJ ainda soa um bocado estranha! Todo o dinheiro que o Sporting de repente arranjou para pagar a Jesus, o despedimento de Marco Silva, os discursos de Bruno de Carvalho... Enfim. Na prática não acredito que mude grande coisa, o Sporting não tem a equipa que o Benfica tem tido nestes anos de JJ, o que faz uma enorme diferença ;)
apostas online betclic a 7 de Junho de 2015 às 21:10

No Café Vila Franca, como nos cafés da trilogia de Álvaro Guerra, os personagens descrevem, interpretam e debatem a pequena história quotidiana da sua terra e, com visão própria, o curso da grande história de todo o mundo.
mais sobre mim
Junho 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


pesquisar
 
blogs SAPO